Mundo perfeito: carros que não poderão ser usados como armas por motoristas estressados. Que tal? Parece coisa de projeção de futuro, mas se depender do Google tais veículos poderão ser realidade em breve. A empresa anunciou que está testando sete automóveis com inteligência artificial, capazes de se deslocar sem intervenção humana.
A frota da Google já teria desempenhado com sucesso reconhecer limites de velocidade, estacionamento, "consulta" a mapas e "dirigir" sem intervenção humana por 1.600 quilômetros. Os testes já percorreram 225.302 quilômetos das ruas da Califórnia, nos Estados Unidos - de Mountain View até Santa Monica, de lá até o Hollywood Boulevard. O trajeto é informado por GPS, mas um funcionário da Google vai sentado no banco do motorista, caso algum imprevisto aconteça. Outro pesquisador monitora o sistema de direção. Os carros ainda têm câmeras de vídeo, sensores de radar e medidores de laser para 'observar' o trânsito, além de mapas detalhados.
Teste -Ainda não acabou: se depender da Mitsubishi, os testes drives de veículos também poderão ser feitos via controle remoto, por meio da web. Por dez dias, em novembro, a montadora fará o Mitsubishi Live Drive, para promover o 2011 Outlander Sport. Usando uma combinação de controle remoto, softwares e hardware, norte-americanos maiores de 18 anos, que se inscreverem e forem selecionados, poderão guiar o Outlander Sport direto dos seus computadores. A equipe desenvolvedora - com engenheiros de robótica, especialistas em transmissões de TV e webdesigners - usou câmeras POV (com múltiplos pontos de vista), receptores eletrônicos e servidores para controlar a dinâmica do carro.
O texto saiu no Diário de Pernambuco, escrito por Raquel Lima. Veja:
http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/10/14/carro5_0.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário